Nas favelas, no senado
Sujeira prá todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse? 3x
No Amazonas, no Araguaia
Na Baixada Fluminense, Mato Grosso, nas Gerais
E no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso
Mas o sangue anda solto
Manchando os papéis
Documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse? 4x
Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas dos nossos índios em
um leilão
Que país é esse? 4x
Renato Russo
Acho incrível a forma, como, uma música que foi feita a tanto tempo, falando da política nesse país, serve para descrever o quadro político de hoje no Brasil.
Ouvimos por inúmeras vezes nosso ex-presidente repetir a frase "Nunca antes na história deste país" mas da mesma boca que saía essa frase quase poética, saíam também as palavras "não sei de nada".
Parece coisa nova.. mas o Lula transformou em poucas palavras o que, na história do Brasil, os políticos vem fazendo até hoje.. Exaltam o pouco que fizeram no passado, fecham os olhos para problemas antigos que ainda se pode chamar de atuais, fingem enganar o povo enquanto o mesmo povo finge que acredita, votando nos mesmos infelizes que fazem as mesmas coisas desde sempre. Como Renato Russo já dizia, "Que país é esse" que fecha os olhos para o que o mundo inteiro está vendo? Que cuida das cidades apenas quando vem gente de fora, o famoso "pra gringo ver", esquecem do povo, que é o país, e o usam apenas quando querem?
A educação é um fator decisivo e sempre foi, eles sabem disso, eles tem medo de um povo que sabe como mudar tudo isso, tem medo de um mundo que os pode julgar e acabar com uma festa que já dura por muitos anos, medo de não poder seguir a tradição de explorar nosso vasto recurso natural, financeiro, e a força do brasileiro, dando tudo isso numa bandeja de ouro e petróleo pros países desenvolvidos só pela merreca de alguns milhões de dólares.
Eles sabem que se investirem na educação como um todo, nas pequenas cabeças que hoje formam esse país, elas terão o poder de acabar com a festa de muita gente. nesse dia tão esperado, o Brasil terá poder suficiente pra ultrapassar muitos países super desenvolvidos e fazer parte do hall de decisão mundial.
Mas, ao invés de tudo isso, é melhor ter alguns milhões no bolso e nas cuecas do que poder decidir pra onde o mundo vai. Essa é a lei mor que rege boa parte dos órgãos governantes se não todos eles, mas eu não consigo acreditar que dos milhões de políticos espalhados por todo o Brasil não exista um que seja bom, e sinceramente eu prefiro acreditar que exista um, ou isso, ou me mudo pra outro país.
Walter Augusto
"1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.
3 Eis que teus filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre, o seu galardão.
4 Como flechas na mão do valente, assim são os filhos da mocidade.
5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta." Salmos 127:1
0 comentários:
Postar um comentário